-
Adeus Luís Castro: Abel Segue Como O Português Mais Fiel Ao Seu Clube
-
Rival do Verdão na disputa do título brasileiro, o Botafogo perdeu Luís Castro para a Arábia Saudita
- Por Anderson Santos
- 01/07/2023 10h35 - Atualizado há 1 ano
Desde a chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras em novembro de 2020, o cenário dos técnicos portugueses no futebol brasileiro tem sido marcado por uma intensa rotatividade.
Enquanto Abel vai consolidando sua história no Verdão e projetando um futuro promissor, alguns de seus compatriotas optaram por deixar o país.
O mais recente a se despedir do Brasil foi Luís Castro, que deixou o Botafogo na liderança do Brasileirão para seguir rumo ao Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Botafogo comunica saída de Luis Castro, que assume time de CR7 — Imagem: Reprodução
Desde a chegada de Abel Ferreira, dez treinadores portugueses passaram por clubes brasileiros, mas atualmente apenas cinco permanecem em atividade: Renato Paiva, Pepa, Pedro Caixinha, António Oliveira e Armando Evangelista.
Na lista abaixo você pode conferir o retrospecto dos treinadores portugueses no Brasil desde novembro de 2020:
• Armando Evangelista - Goiás (atual): 3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota (67%)
• Renato Paiva - Bahia (atual): 37J, 17V, 9E e 11D (54%)
• Pedro Caixinha - Red Bull Bragantino (atual): 34J, 16V, 11E e 7D (58%)
• Pepa – Cruzeiro (atual): 16J, 6V, 3E e 7D (44%)
• António Oliveira – Cuiabá (atual): 34J, 9V, 11E e 14D (37,2%)
• Luís Castro - Botafogo (ex): 80J, 42V, 15E e 23E (59%)
• Vítor Pereira - Flamengo (ex): 19J, 11 , 1E e 7D (60%)
• Vítor Pereira - Corinthians (ex): 64J, 26V, 21E e 17D (52%)
• António Oliveira – Coritiba (ex): 17J, 7V, 7E e 3D (55%)
• Paulo Sousa - Flamengo (ex): 32J, 19V, 7E e 6D (67%)
• Ivo Vieira - Cuiabá (ex): 24J, 16V, 3E e 5D (71%)
• António Oliveira – Athletico (ex): 40J, 21V, 7E e 12D (58%)
• Ricardo Sá Pinto - Vasco (ex): 15J, 3V, 6E e 6D (33%)
Abel Ferreira e Vítor Pereira conversam antes da Supercopa — Imagem: reprodução
Vítor Pereira e António Oliveira foram dois dos técnicos que trocaram de clube no Brasil. Vítor dirigiu o Corinthians e, posteriormente, o Flamengo, porém não conseguiu superar o Palmeiras de Abel, que, aliás, conquistou a Supercopa contra o time carioca no início da temporada.
Falando em títulos, apenas quatro portugueses conseguiram erguer troféus durante esse período. Abel Ferreira é o líder com oito títulos, incluindo Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e outros campeonatos importantes.
Ivo Vieira, no Cuiabá, conquistou o Campeonato Mato-Grossense de 2023, enquanto Renato Paiva, no Bahia, venceu o Campeonato Baiano no mesmo ano.
É importante mencionar que a lista não inclui nomes como Jorge Jesus, que fez história no Flamengo e conquistou cinco títulos em 57 jogos entre 2019 e 2020, nem Jesualdo Ferreira no Santos, que também teve sua passagem pelo futebol brasileiro anteriormente.
Semana passada, Abel Ferreira foi questionado sobre não seguir o padrão de trabalhos curtos no Brasil e respondeu:
– Sei que essa pergunta é indiretamente para outros treinadores que decidiram abandonar o Brasil, mas vocês têm que se lembrar disso: quando o treinador está mal, veja o que a imprensa e a torcida fazem com os treinadores. Quando perder dois jogos, vão dizer que o treinador não cumprimenta o adversário. É normal que treinadores façam isso, mesmo indo para campeonatos piores, melhores, diferentes. O que me faz ficar no Brasil é o Palmeiras – disse o treinador
No Palmeiras, Abel Ferreira é praticamente uma unanimidade entre os torcedores, e a intenção da presidente Leila Pereira é renovar o contrato do técnico até o fim de 2027, caso seja reeleita no final da próxima temporada.
Atualmente, o Palmeiras segue avançando nas competições, estando classificado para as oitavas de final da Libertadores com a melhor campanha geral, além de estar nas quartas de final da Copa do Brasil e ocupando a quarta posição no Campeonato Brasileiro.
A trajetória dos treinadores portugueses no Brasil continua a ser acompanhada com expectativa e interesse pelos torcedores e amantes do futebol.